Quem sou eu

Frei religioso entre os anos de 2002 e 2005 na Fraternidade Toca de Assis, Fernando se interessou por política quando disputou a eleição para presidente do Diretório Acadêmico João Ribeiro de Barros (FATEC Jahu) onde foi eleito presidente. Ficou conhecido na cidade de Jaú após organizar protestos contra a corrupção durante o mandato do Prefeito Osvaldo Franceschi. Ingressou no PSOL em 2011 e se tornou diretor regional da União Estadual dos Estudantes (UEE-SP) cargo o qual renunciou para disputar as eleições deste ano de 2012 pleiteando o cargo de vereador no município de Jaú.

terça-feira, 11 de outubro de 2011

Pensar Ideológicamente x Pensar Politicamente

Hoje vemos no Brasil uma esquerda desarticulada, nunca foi lá totalmente articulada, mas com a rasteira ideológica que levaram os que acreditavam num PT radical, socialista e, portanto, contra o neoliberalismo, muitos desacreditaram ou se isolaram em partidos e/ ou grupos que se armaram (ideologicamente) até os dentes, como meu próprio partido (PSOL) entre outros PSTU, PCB, PCO e aí vai.

Existe hoje um PT coligado com a direita (PMDB) simplesmente pela manutenção do poder, mas toda coligação tem seu preço e a nível nacional isso não foi diferente, vemos uma atual política econômica totalmente neoliberal, onde cada vez mais se alarga o abismo entre as classes.

E por outro lado existe uma esquerda radical que, com medo de outros tombos, não se coliga (muitas vezes nem entre si, vide ultima eleição presidencial) e com isso tem dificuldades para fazer política.

Depois dessa introdução ao tema entro agora no foco do pensar politicamente versus pensar ideologicamente, quando em lugares como a cidade de Jahu, vejo claramente que não existem partidos, e sim, grupos de pessoas com interesses distintos, mas que não levantam nenhuma bandeira, não vestem a camisa de nenhuma ideologia.

Com a aproximação das eleições de 2012, vemos uma corrida por filiações, articulações entre os grupos para fechar coligações e etc, e em meio a essa conjuntura da política municipal surge um conflito para nós do PSOL: para possíveis alianças devemos pensar politicamente ou ideologicamente?

Sabemos que o grande tombo ideológico do PT se deu após sua primeira coligação com o PDT, que sempre esteve mais no Centro-esquerda, e depois a seu processo de descaracterização ideológica deu mais um passo largo ao se coligar com o PMDB em 2002 nas eleições presidenciais, me pergunto para o PSOL vale a pena coligar com qualquer partido ao preço de abrir mão de suas bandeiras históricas?

Ao mesmo tempo que na realidade local, não seria coligar com direita ou esquerda, pois aqui esses conceitos são inexistentes, seria coligar com o pessoal do sobrenome tal (coronelismo tradicional de cidade pequena), ou com o pessoal alternativo, ou com o pessoal misto (entre populares e ricos) e assim vai.

Essa realidade partidária torna mais difícil ainda as articulações, pois quando ideologias estão bem definidas é muito mais fácil, já por aqui, coligaríamos com pessoas e não com partidos, então é bem mais complicado.

Mas continua essa análise na cabeça, pensar politicamente ou ideológicamente? Eis a questão!!!

segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Manifestações do Movimento Estudantil e Efeito Dominó



Para entender bem este artigo, recomendo que leiam os textos relacionados as manifestações do movimento estudantil em desfavor da atual administração mmunicipal, que estão no meu antigo blogg ( http://www.fernandojosejusol.blogspot.com/ ).



Muito se falou das manifestações do movimento estudantil que aconteceram durante esse ano, foram três ao todo, a primeira pedia a abertura da CEI (Comissão Especial de Inquérito) dos Atos Secretos, a segunda, Marcha Pela Moralização da Política Jahuense, foi uma resposta à alguns vereadores que tentavam desqualificar o nosso movimento, e a terceira manifestação que foi a Pizzada na Câmara, para deixar claro à população o total descaso da maioria da câmara municipal com a verdade, a justiça e a ética.



Eu na época era presidente do D.A.J.R.B. (Diretório Acadêmico João Ribeiro de Barros), intituição representativa dos alunos da Fatec Jahu, analizando a conjuntura da política municipal vi junto com mais alguns membros a diretoria do D.A. a necessidade de alguma intervenção, a realidade da atual gestão municipal era e é clara, compra superhipermegaultrafaturadas, esquemas de licitação direcionada à patrocinadores de campanha, vereadores cooptados por verbas para suas Ong's, e por aí vai, decidimos mostrar a nossa indignação.






Foi assim que compramos a briga, e, com as nossas manifestações, a princípio não vi resultados, continuaram discaradamente com seu esquemão governamental, mas passado um tempo avalio muito positivamente a iniciativa que tivemos, criamos sem querer um efeito dominó.



Como me disse o grande jornalista - jahuense de coração - Teixeira: "vocês são históricamente os primeiros a fazer isso na cidade". Quando ele me disse isso me levou a pensar na importância que as manifestações tinham, e agora enxergo o tal efeito dominó, você deve estar se perguntando que efeito é esse, vamos lá.



Após as nossas manifestações vieram outras, a dos moradores do Distrito de Potunduva, a das Merendeiras, e outras de populares que enxergaram no movimento estudantil o espírito necessário para exigir algo de seu governante e seus vereadores.



Estas manifestações, se não mudaram a conjuntura política municipal, pelo menos criaram outros dois efeitos:



1 - Deixaram a população mais conscientizada, alerta e com uma sensação de que pode sim exigir de seus políticos.



2 - Sabendo que alguém sempre está de olho, se inibiu um pouco o esquemão governamental que aqui se vê.






Sendo assim, hoje como vice presidente regional da UEE e estudante militante ativo, me sinto realizado e em paz pelo que fiz, sabendo que criamos mesmo sem querer uma cadeia de acontecimentos que contribuiu de alguma forma para o contexto da atual conjuntura política do município.






sexta-feira, 7 de outubro de 2011

PRECISA - SE

de pessoas honestas, que tenham a vontade e a capacidade de se participar da contrução de uma política brasileira que seja focada no interesse coletivo acima do pessoal, no povo acima do partido, que aceite ganhar só o seu salário para exercer o seu cargo e que não sejam as proprinas os motivos de suas decisões. Precisa-se de brasileiros que não façam suas ações com o jeitinho brasileiro, mas sim com seriedade, prevendo consequências e trabalhando pelo povo. Quem está contratando é o povo, as entrevistas começarão no ano que vem durante a propaganda eleitoral. Lembre-se: se vc se julgar capacitado para o cargo, e concluir que quem o ocupa atualmente não tem competência, tem a obrigação de entrar e fazer a diferença. "para o triunfo dos maus basta o silêncio dos bons"

olá camaradas!!!

estou lançando este novo blog hoje, dia 07/10, com o intuito de criar um espaço para expor fatos, opniões, entre outras coisas, vou colocar algumas postagens do meu antigo blog aqui só para refrescar a memória e abrir espaço para seguir em frente. Sejam bem vindos.

abraço do camarada

Fernando Salvador