Quem sou eu

Frei religioso entre os anos de 2002 e 2005 na Fraternidade Toca de Assis, Fernando se interessou por política quando disputou a eleição para presidente do Diretório Acadêmico João Ribeiro de Barros (FATEC Jahu) onde foi eleito presidente. Ficou conhecido na cidade de Jaú após organizar protestos contra a corrupção durante o mandato do Prefeito Osvaldo Franceschi. Ingressou no PSOL em 2011 e se tornou diretor regional da União Estadual dos Estudantes (UEE-SP) cargo o qual renunciou para disputar as eleições deste ano de 2012 pleiteando o cargo de vereador no município de Jaú.

segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Manifestações do Movimento Estudantil e Efeito Dominó



Para entender bem este artigo, recomendo que leiam os textos relacionados as manifestações do movimento estudantil em desfavor da atual administração mmunicipal, que estão no meu antigo blogg ( http://www.fernandojosejusol.blogspot.com/ ).



Muito se falou das manifestações do movimento estudantil que aconteceram durante esse ano, foram três ao todo, a primeira pedia a abertura da CEI (Comissão Especial de Inquérito) dos Atos Secretos, a segunda, Marcha Pela Moralização da Política Jahuense, foi uma resposta à alguns vereadores que tentavam desqualificar o nosso movimento, e a terceira manifestação que foi a Pizzada na Câmara, para deixar claro à população o total descaso da maioria da câmara municipal com a verdade, a justiça e a ética.



Eu na época era presidente do D.A.J.R.B. (Diretório Acadêmico João Ribeiro de Barros), intituição representativa dos alunos da Fatec Jahu, analizando a conjuntura da política municipal vi junto com mais alguns membros a diretoria do D.A. a necessidade de alguma intervenção, a realidade da atual gestão municipal era e é clara, compra superhipermegaultrafaturadas, esquemas de licitação direcionada à patrocinadores de campanha, vereadores cooptados por verbas para suas Ong's, e por aí vai, decidimos mostrar a nossa indignação.






Foi assim que compramos a briga, e, com as nossas manifestações, a princípio não vi resultados, continuaram discaradamente com seu esquemão governamental, mas passado um tempo avalio muito positivamente a iniciativa que tivemos, criamos sem querer um efeito dominó.



Como me disse o grande jornalista - jahuense de coração - Teixeira: "vocês são históricamente os primeiros a fazer isso na cidade". Quando ele me disse isso me levou a pensar na importância que as manifestações tinham, e agora enxergo o tal efeito dominó, você deve estar se perguntando que efeito é esse, vamos lá.



Após as nossas manifestações vieram outras, a dos moradores do Distrito de Potunduva, a das Merendeiras, e outras de populares que enxergaram no movimento estudantil o espírito necessário para exigir algo de seu governante e seus vereadores.



Estas manifestações, se não mudaram a conjuntura política municipal, pelo menos criaram outros dois efeitos:



1 - Deixaram a população mais conscientizada, alerta e com uma sensação de que pode sim exigir de seus políticos.



2 - Sabendo que alguém sempre está de olho, se inibiu um pouco o esquemão governamental que aqui se vê.






Sendo assim, hoje como vice presidente regional da UEE e estudante militante ativo, me sinto realizado e em paz pelo que fiz, sabendo que criamos mesmo sem querer uma cadeia de acontecimentos que contribuiu de alguma forma para o contexto da atual conjuntura política do município.






Um comentário:

  1. Manifestações estudantis, entre outras, são e sempre serão a grande arma do povo...

    É a melhor maneira de mostrar a força que nós temos...

    Fico feliz em ver que pessoas como você, independente de opção partidária, buscam e visam um futuro melhor...

    Parabéns pela iniciativa...

    Acredito que o povo deve estar orgulhoso de vocês e os políticos temerosos...

    ResponderExcluir