Quem sou eu

Frei religioso entre os anos de 2002 e 2005 na Fraternidade Toca de Assis, Fernando se interessou por política quando disputou a eleição para presidente do Diretório Acadêmico João Ribeiro de Barros (FATEC Jahu) onde foi eleito presidente. Ficou conhecido na cidade de Jaú após organizar protestos contra a corrupção durante o mandato do Prefeito Osvaldo Franceschi. Ingressou no PSOL em 2011 e se tornou diretor regional da União Estadual dos Estudantes (UEE-SP) cargo o qual renunciou para disputar as eleições deste ano de 2012 pleiteando o cargo de vereador no município de Jaú.

terça-feira, 11 de outubro de 2011

Pensar Ideológicamente x Pensar Politicamente

Hoje vemos no Brasil uma esquerda desarticulada, nunca foi lá totalmente articulada, mas com a rasteira ideológica que levaram os que acreditavam num PT radical, socialista e, portanto, contra o neoliberalismo, muitos desacreditaram ou se isolaram em partidos e/ ou grupos que se armaram (ideologicamente) até os dentes, como meu próprio partido (PSOL) entre outros PSTU, PCB, PCO e aí vai.

Existe hoje um PT coligado com a direita (PMDB) simplesmente pela manutenção do poder, mas toda coligação tem seu preço e a nível nacional isso não foi diferente, vemos uma atual política econômica totalmente neoliberal, onde cada vez mais se alarga o abismo entre as classes.

E por outro lado existe uma esquerda radical que, com medo de outros tombos, não se coliga (muitas vezes nem entre si, vide ultima eleição presidencial) e com isso tem dificuldades para fazer política.

Depois dessa introdução ao tema entro agora no foco do pensar politicamente versus pensar ideologicamente, quando em lugares como a cidade de Jahu, vejo claramente que não existem partidos, e sim, grupos de pessoas com interesses distintos, mas que não levantam nenhuma bandeira, não vestem a camisa de nenhuma ideologia.

Com a aproximação das eleições de 2012, vemos uma corrida por filiações, articulações entre os grupos para fechar coligações e etc, e em meio a essa conjuntura da política municipal surge um conflito para nós do PSOL: para possíveis alianças devemos pensar politicamente ou ideologicamente?

Sabemos que o grande tombo ideológico do PT se deu após sua primeira coligação com o PDT, que sempre esteve mais no Centro-esquerda, e depois a seu processo de descaracterização ideológica deu mais um passo largo ao se coligar com o PMDB em 2002 nas eleições presidenciais, me pergunto para o PSOL vale a pena coligar com qualquer partido ao preço de abrir mão de suas bandeiras históricas?

Ao mesmo tempo que na realidade local, não seria coligar com direita ou esquerda, pois aqui esses conceitos são inexistentes, seria coligar com o pessoal do sobrenome tal (coronelismo tradicional de cidade pequena), ou com o pessoal alternativo, ou com o pessoal misto (entre populares e ricos) e assim vai.

Essa realidade partidária torna mais difícil ainda as articulações, pois quando ideologias estão bem definidas é muito mais fácil, já por aqui, coligaríamos com pessoas e não com partidos, então é bem mais complicado.

Mas continua essa análise na cabeça, pensar politicamente ou ideológicamente? Eis a questão!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário