Quem sou eu

Frei religioso entre os anos de 2002 e 2005 na Fraternidade Toca de Assis, Fernando se interessou por política quando disputou a eleição para presidente do Diretório Acadêmico João Ribeiro de Barros (FATEC Jahu) onde foi eleito presidente. Ficou conhecido na cidade de Jaú após organizar protestos contra a corrupção durante o mandato do Prefeito Osvaldo Franceschi. Ingressou no PSOL em 2011 e se tornou diretor regional da União Estadual dos Estudantes (UEE-SP) cargo o qual renunciou para disputar as eleições deste ano de 2012 pleiteando o cargo de vereador no município de Jaú.

quarta-feira, 25 de julho de 2012

Cultura

O texto abaixo não é de minha autoria, nem muito menos de uma outra pessoa somente, é fruto do debate de pessoas que doam boa parte de suas vidas a dar vida à cultura de Jaú. O seu conteúdo, acredito eu, pela riqueza que tem, o faz de domínio publico, e eu tomei pra mim como uma bandeira a ser defendida em nossa cidade.


A cultura deve ser considerada sempre em suas três dimensões: 1) enquanto produção simbólica, tendo como foco a valorização da diversidade das expressões e dos valores culturais; 2) enquanto direito de cidadania, com foco na universalização do acesso à cultura e nas ações de inclusão social através da cultura; e 3) enquanto economia, com foco na geração de emprego e de renda, no fortalecimento de cadeias produtivas e na regulação da produção cultural, considerando as especificidades e valores simbólicos dos bens culturais.
Adotar essa concepção implica em reconhecer a cultura como fenômeno plural e implementar uma política capaz de responder às demandas oriundas das suas diferentes manifestações, desde os conhecimentos e as artes tradicionais até os mais elaborados produtos culturais da alta tecnologia. É, exatamente na condição de sujeitos e produtores de cultura, encarada nessas três indissociáveis dimensões, que os cidadãos devem ser chamados a participar da elaboração da política cultural da cidade.
Esta concepção ampla de cultura implica em considerar todos os indivíduos, e não apenas os artistas, como sujeitos e produtores de cultura. É nesta condição de agentes culturais, que o conjunto dos cidadãos deve se constituir no foco das atividades e projetos da administração governamental. 

Necessidades:

Constituição de um real Conselho Municipal de Cultura (CMC); contemplando a participação de todos os setores de artistas, produtores, movimentos e incentivadores.

Criação de Editais para distribuição justa dos recursos públicos do fundo municipal da cultura e criação de uma lei municipal de cultura.

Fomentar a Economia da Cultura como forma de viabilizar a auto-sustentabilidade dos artistas e produtores

Estimular os empresários a adotarem ações pró-ativas em relação à cultura de patrocínio, de investimentos em fundos de cultura e participação em programas de patrocínio incentivado com renúncia fiscal

Transformar as escolas municipais (e estaduais que desejarem ser integradas a este processo) em pontos culturais para a população em geral e para juventude em particular, utilizando os artistas das cidades como multiplicadores culturais.

Avançar na integração da educação e cultura ampliando a jornada escolar e possibilitando a inserção das diferentes linguagens e práticas artísticas na Educação Básica.

Apoiar os artistas e produtores e gestores culturais com programas de qualificação continuada e de apoio a produção artística.

Apoiar a ampliação de equipamentos e investir em melhorias dos espaços culturais, tais como: bibliotecas, museus; salas de exposição; centros de formação; teatros; circos; salas de cinemas; cineclubes, bibliotecas; estúdios; locais de ensaio; teatros de arena, conchas acústicas, sítios arqueológicos, bens tombados como patrimônio histórico.

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