Educação Pública
Gestão da rede, política pedagógica e valorização dos profissionais
A educação é uma
das principais responsabilidades do município, tem papel preponderante na
construção de uma cidade mais justa e, por isso, deve ser prioridade. O atual
governo optou por privatizar o sistema de ensino público e transferiu a
responsabilidade pedagógica (apostilas) para o controle de organizações
privadas. O professor perdeu a autonomia em sala de aula e está engessado em
programas e projetos distantes da realidade dos estudantes. Quem faz a escola
são os professores, funcionários, alunos e seus responsáveis. É preciso resgatar
a qualidade do ensino, a dignidade dos profissionais de educação e o sentimento
de pertencimento à escola. Nossa política de educação será elaborada e
implementada coletivamente, respeitando a contribuição de toda a comunidade
escolar.
A idéia principal é
fazer caber num PME (Plano Municipal para a Educação) os itens que seguem
abaixo:
o
Elaborar Plano de Carreira unificado para professores e funcionários,
com progressão por tempo de serviço, valorização por formação e extensivo a
aposentados;
o
Organizar de grupos de trabalho de professores, funcionários, pais e
alunos eleitos por unidade escolar, CREs e congressos municipais de educação
para elaboração da política municipal de educação;
o
Ampliar dos investimentos em educação e aplicação do mínimo
constitucional de 25% de verbas municipais em educação, aumentando os
investimentos progressivamente;
o
Auditar todos os contratos com empresas privadas que apresentarem
suspeitas de malversação;
o
Preparar a rede de escolas e os profissionais de educação para a
implementação do horário integral, progressivamente, em toda a rede de ensino
básico;
o
Instituir eleições diretas para a direção de creches e escolas;
o
Respeitar a autonomia pedagógica do professor;
o
Garantir a contratação de docentes com formação de professores em nível
médio, para o cargo de Agente Auxiliar de Creche;
o
Investir na formação e qualificação profissional dos atuais Agentes
Auxiliares de Creche a partir de convênios com as universidades públicas e as escolas
de formação de professores do Estado;
o
Trabalhar para a promoção de aumentos reais e progressivos de salário
para todos os servidores municipais;
o
Promover políticas de desenvolvimento do esporte na base, disseminando
as diferentes modalidades e seus valores, integrando-as à rede de educação
básica e transformando as escolas cada vez mais em centros de formação de
atletas e cidadania;
o
Convocar concurso público para profissionais de educação para escolas e
creches;
o
Incentivar a qualificação do profissional de educação com oferta de
formação continuada e em serviço;
o
Ofertar educação especial na perspectiva inclusiva, qualificando
professores e funcionários das escolas e creches, mantendo classes especiais
para os que não apresentem condições de serem incluídos em turmas regulares e
oferecendo educação escolar e preparação para o trabalho para os maiores de 17
anos, através de ações interdisciplinares entre as várias secretarias:
educação, trabalho, assistência social, saúde e transporte.
Estes itens, colocados em forma de lei por um PME, obrigam o
prefeito a trabalhar dessa forma e, isto pode garantir uma continuidade
pedagógica no ensino da nossa cidade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário